Autenticação



Em linha

Temos 1 visitante em linha

Equipa Responsável

Inquéritos

O Sítio Web está bem organizado?
 


Designed by:
SiteGround web hosting Joomla Templates
 
Acessibilidade [D]
 
W3C Valid XHTML
W3C Valid CSS


História Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por EB23 Febo Moniz   
Sábado, 30 Janeiro 2010 14:14
  História

Imagem antiga da Escola Febo Moniz
Devido ao aumento da população estudantil de Almeirim houve necessidade de criar uma escola do ciclo preparatório, cuja aprovação foi efectuada numa sessão da Câmara Municipal de 29 de Setembro de 1969.
Foi, igualmente, constituída uma comissão formada pelo Dr. Nunes de Carvalho, e pelo Presidente da Câmara D. Luís de Margaride, que entre outras coisas conseguiram a doação, por parte da Duquesa do Cadaval, dos terrenos onde actualmente se encontra a escola.
A Escola Febo Moniz começou a funcionar, provisoriamente, em 1971, com 5 salas de aula, nas antigas instalações do Externato Liceal – instituição de ensino particular. Estas instalações correspondem, actualmente, ao edifício do Café "Grupo 4".
No ano seguinte, houve necessidade de alugar mais salas na vila – instalações do antigo Café Luso, junto do Jardim da República e da Banda Marcial. A escola tinha já, cerca de 200 alunos.
No terreno doado, foram construídas salas pré-fabricadas que incluíam salas de aula normais e salas específicas de Trabalhos Manuais, Educação Visual, Ciências Naturais, Refeitório, Bar, Serviços Administrativos e Campo de Jogos ao ar livre.
Nela funcionaram a experiência pedagógica dos 3º, 4º e 5º anos experimentais e Ensino Unificado, da Reforma Veiga Simão (actuais 7º, 8º e 9º anos).
Ao longo dos mais de 20 anos em que a escola funcionou nessas salas de material precário, foram sendo feitas obras de conservação e construídos mais pavilhõesigualmente pré-fabricados. As aulas de Educação Física decorriam no Pavilhão Gimnodesportivo da Câmara Municipal, por não haver ginásio na escola.
Durante muitos anos e atendendo às más condições, o corpo docente, não docente e discente ambicionou ter uma escola com espaço, condições e equipamentos adequados à sua função. Até que a 8 de Fevereiro de 1996, uma parte das instalações foi bastante danificada por um violento vendaval, o que obrigou ao encerramento da escola durante um mês.
Foi, então, finalmente, acordada a construção de novas instalações com a DREL.
A construção efectuou-se, por várias etapas e sem que houvesse interrupção de aulas.
As instalações desportivas e arranjos exteriores foram inaugurados pelo Sr Ministro da Educação em 29 de Abril de 1999, coincidindo com o terminus das obras.
Actualmente a Escola Febo Moniz tem 2º e 3º ciclos e é sede de um Agrupamento que inclui as escolas do 1º ciclo e pré-escolar das Freguesias de Almeirim e Benfica do Ribatejo.

Pesquisa realizada pelos alunos do 5º G, no ano lectivo 2004-2005
atualizado em Terça, 17 Abril 2012 21:19
 

Motor de Pesquisa

Meteorologia

Tempo Almeirim

Idiomas

Visite Outros Sítios do EB23 FM

Ligações em Destaque!
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Estatísticas

mod_vvisit_counterHoje494
mod_vvisit_counterOntem1027
mod_vvisit_counterEsta Semana1521
mod_vvisit_counterÚltima Semana7941
mod_vvisit_counterEste Mês21666
mod_vvisit_counterNo Mês Anterior9100
mod_vvisit_counterTotal de Visitantes607653

Hoje: Abr 20, 2014
Optimizado para a resolução gráfica: 1024*768